Prouni inicia prazo para candidatos apresentarem documentos

Em um sentido geral, uma lista de espera é uma lista que mantém pessoas que não atingiram determinado objetivo para frequentarem um local. No caso da lista de espera do ProUni 2022, a ideia não é muito diferente.

Após abertas as inscrições do ProUni, uma quantidade grande de candidatos busca sua vaga em uma universidade pública, mas apenas alguns são selecionados. Enquanto acontece a conferência dos documentos dos selecionados confirmando que eles preenchem os pré-requisitos necessários para obter a bolsa oferecida os alunos com pontuações abaixo dele esperam.

Essa espera acontece na lista de espera ProUni. Caso os alunos em cima na lista não cumpram os pré-requisitos, eles ainda podem ser selecionados. Saiba mais sobre o ProUni 2022.

Lista de Espera do Prouni 2022

Conforme dito, a lista de espera ProUni é uma lista disponibilizada pelo Programa Universidade Para Todos que pede que os alunos aguardem a conferência de alunos selecionados para obter uma das bolsas antes deles.

O Programa seleciona, duas vezes por ano e em universidades parceiras do programa, alunos que não podem pagar por uma vaga em um de seus cursos.

Isso acontece desde 2004, ano de implementação do programa. Desde então, milhões de alunos tentaram suas vagas, alguns obtendo sucesso e alguns tentando novamente no semestre seguinte. Tanto a lista de espera do ProUni quanto a vaga propriamente dita na universidade dependem da realização do Enem – Exame Nacional do Ensino Médio.

Ao realizar o Enem, o aluno deve obter uma pontuação de no mínimo 450 pontos nas questões escritas e mais de 0 na redação. É preciso realizar, também, o Enem do ano anterior. Por exemplo, quem deseja se inscrever no ProUni 2022 deve ter realizado o Enem 2018 obrigatoriamente.

Requisitos para Lista de Espera do Prouni 2022

Pode participar da lista de espera ProUni alunos ou professores que cumpram alguns requisitos. Como:

  1. Para concorrer a bolsas de 100% você deve ter renda familiar de até um salário e meio mínimo.
  2. As bolsas parciais, de 50%, destinam-se a candidatos com renda familiar por pessoa de até três salários mínimos.
  3. Na seleção, conforme dito é usado a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Você deve ter atingido um mínimo de 450 pontos na média de cinco notas do exame e pelo menos uma nota mínima por escrito.
  4. O candidato também deve ter frequentado qualquer escola na rede pública de educação ou, no caso de escolas particulares, ter tido bolsa integral.
  5. Os professores da rede pública que desejam frequentar a universidade pública, não precisam se enquadrar nos critérios de rendimento, desde que estejam a atuar ainda na sala de aula e sejam funcionários permanentes da escola.

Inscrições Lista de Espera do Prouni 2022

Para se inscrever na lista de espera ProUni é preciso primeiro estar inscrito para concorrer às vagas de bolsa. Caso você não esteja entre os selecionados em primeira instância, você irá imediatamente para a lista de espera.

Acompanhe os passos a seguir e saiba como realizar a sua inscrição. Confira!!

  • Passo 1 – Para se inscrever nas vagas do ProUni é preciso cumprir os requisitos acima e entrar no site do ProUni (http://siteprouni.mec.gov.br/) na data divulgada para inscrições.
  • Passo 2 – Entrando no site, deve-se clicar em “Fazer inscrição” e preencher os dados pessoais pedidos, confirmando até o fim se a inscrição foi realmente feita.
  • Passo 3 – Após isso, é só esperar o período de divulgações, que também será divulgado previamente pelo ProUni através de diversas plataformas online.
  • Passo 4 – É interessante também ficar atento às redes sociais do ProUni, como sua página do Facebook, uma vez que por lá serão divulgadas todas as notícias referentes ao assunto e mais vezes ao dia.

Resultado Lista de Espera do Prouni 2022

Se você está na lista de espera do ProUni, deve esperar que um dos candidatos convocados não tenha cumprido aos requisitos previamente selecionados para o ProUni.

Se sua nota no ProUni for próxima aos dos convocados, existe uma chance de que você ainda entre. Assim sendo, confira a data divulgada pelo ProUni em que a chamada será feita – caso seja – e aguarde para saber se seu nome estará na lista.

Caso esteja, você passará pelo mesmo método de conferição dos candidato anterior. Será preciso que você leve até a instituição em que deseja estudar alguns documentos que estão listado no site do ProUni 2022.

Esses documentos incluem: comprovante de renda do aluno e de sua família, identificação do aluno e dos membros de sua família e comprovante de residência.

Prouni Remanescente

Quando pensamos que o processo do Prouni já chegou ao fim, surgem as bolsas remanescentes, que são mais uma oportunidade, após a lista de espera, para que os candidatos possam ter acesso à educação superior.

As bolsas remanescentes são aquelas que não foram ocupadas nas chamadas regulares do Prouni (primeira, segunda e lista de espera), e por alguma razão, sobraram.

Para o Ministério da Educação (MEC) é importante que todas as vagas sejam preenchidas e por isso oferece mais essa oportunidade. Os candidatos que não conseguiram conquistar uma vaga nas chamadas regulares precisam ficar bem atentos, pois as inscrições para as bolsas remanescentes abrem sem aviso prévio, normalmente, meses depois do processo regular do Prouni. É preciso estar sempre conferindo o cronograma do MEC

O MEC faz uma espécie de processo seletivo paralelo a fim de ter todas as vagas ocupadas. As exigências para participar e as notas de corte não são tão altas como nos processos anteriores, ou seja, o candidato passa por uma seleção mais tranquila. Mas é bom citar que o número de vagas é pequeno.

Veja abaixo o que é necessário para concorrer a uma bolsa remanescente:

  • Ter feito qualquer edição do Enem partir de 2010 e obtido pelo menos 450 pontos na média das provas e nota acima de zero na redação;
  • Apresentar renda familiar bruta mensal de no máximo 3 salários mínimos per capita;
  • Ter feito todo o ensino médio em escola da rede pública ou em escola da rede particular na condição de bolsista integral.

Para disputar a bolsa remanescente é bem simples, tudo é feito pela internet. Basta que o candidato acesse a página do Prouni, informe seu CPF e data de nascimento. Os dados servem para que o sistema verifique se o candidato já fez algum Enem e se tem a pontuação mínima exigida.

Se você fizer a inscrição, comparecer no prazo estabelecido e atender aos requisitos, ganha a bolsa. Então, não perca a esperança de fazer um curso superior em uma grande instituição de ensino do país. Com o Prouni você consegue!

Agora que você sabe tudo sobre a lista de espera ProUni, inscreva-se sem medo e com certeza que, mesmo se não passar de primeira, ainda existem chances para você!

Além disso, a lista de espera do ProUni 2022 é disponibilizada duas vezes por ano, em seu fim e em seu começo. Dê início à sua jornada profissional com sucesso! Boa sorte!

Deixe um comentário