6 Dicas para se preparar para provas longas

Realizar uma prova é sempre um motivo para ansiedade e preocupações. Mas quando essa prova pode decidir sobre a sua formação profissional, início de carreira e conclusão de uma etapa educacional, o nervosismo aumenta. Para amenizar a apreensão antes da realização de exames nesse grau de dificuldade, e normalmente com um grande número de questões, existem algumas dicas que podem ajudar.

Cronograma de estudos

Uma boa forma de se preparar para provas longas é se programar e criar um cronograma de estudos. Para o Encceja 2021, por exemplo, o site oficial permite que seja impressa provas anteriores, e indica quais conteúdos devem fazer parte da prova daquele ano.

O candidato pode refazer as provas dos anos anteriores dentro do tempo limite, e assim calcular quanto tempo demora para realizar o exame.

Além disso, saber quais conteúdos farão parte do vestibular pode te ajudar no cronograma de estudos. Priorizando as matérias que tem mais dificuldade, e procurando ajuda para solucionar aqueles problemas que não consegue resolver sozinho.

Provas e vestibulares longos

O governo federal junto com o Ministério da Educação (MEC), e o INEP, vem produzindo provas e vestibulares com o objetivo de inserir jovens e adultos no ensino superior. Ou, como no caso da prova do Encceja 2021, possibilitar a emissão de certificado de conclusão do ensino médio

Dentro da lista dos vestibulares com maior tempo de duração, produzidos ou não pelo governo, estão:

  • ENEM – quatro provas objetivas com 45 questões cada. Além de uma redação;
  • Encceja – quatro provas objetivas com 30 questões cada. E uma redação;
  • Fuvest – na primeira fase são 90 questões objetivas. Na segunda fase 16 questões dissertativas.

Como se preparar para fazer provas longas

Além do nervosismo que precisa ser controlado, outras dicas podem ajudar os candidatos a realizar provas com bastante tempo de duração.

Como foi dito, treinar para cumprir com o horário estipulado é uma boa forma de se antecipar. Mas, essa preparação vai muito além do tempo exigido, e sim de como esse candidato se comporta psicologicamente.

Veja algumas dicas:

  • Leve água e um lanche leve;
  • Um dia antes da prova descanse o seu corpo e sua mente;
  • Não adianta insistir em uma questão que não sabe, se verificar que realmente não tem a resposta, pule para a próxima;
  • Leve mais de um lápis e caneta, para evitar imprevistos;
  • Relaxe e se concentre naquele momento, evitando crises de ansiedade.

Deixe um comentário