Saiba como realizar as inscrições para os cursos gratuitos do SENAI

O Senai é uma das melhores escolas técnicas do país e faz partes das instituições do Sistema S. Muitos estudantes já se formaram e atuam no mercado de trabalho através do Senai e você pode ser o próximo! Se você quer uma formação de qualidade com custo zero, veja a seguir como você pode realizar as inscrições para os cursos gratuitos do Senai.

O que é o Senai?

O Senai corresponde ao Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial e é uma das maiores instituições do ensino técnico da América Latina. A escola técnica dispõe de vários cursos na área da indústria e já garantiu certificado para diversos estudantes.

Periodicamente, o Senai oferta formações gratuitas, que estão com alto índice de empregabilidade no mercado de trabalho. Geralmente, os cursos duram de 2 a 3 anos.

Como se inscrever na instituição?

Se inscrever para as vagas gratuitas do Senai é simples, entretanto é preciso antes se cadastrar no Pronatec. Este programa é responsável pela distribuição de bolsas de estudo nas escolas do sistema S de ensino.

A sua inscrição irá depender da região onde você mora. Para os cariocas, é necessário se inscrever corretamente na plataforma digital do PRONATEC RJ.

Como mencionado, as vagas ofertadas geralmente têm a ver com a demanda do mercado local. Ou seja, a oferta de cursos com custo zero pelo PRONATEC MG será diferente de outros estados do país.

Vale lembrar que muitas instituições já começaram a anunciar vagas, como você pode conferir no PRONATEC SP. Você deve conferir a as oportunidades no Pronatec do seu estado, basta acessar o site oficial e ficar atento às informações!

Quem pode se inscrever?

Antes de realizar o seu cadastro no Pronatec, é preciso verificar se você está de acordo com os requisitos exigidos pelo programa. Confira quais são a seguir:

  • Alunos do ensino médio na rede pública de ensino;
  • Estudantes do ensino médio na rede particular de ensino, na condição de bolsista integral;
  • Estudantes do programa de Ensino para Jovens e Adultos (EJA);
  • Pessoas cadastradas em programas de transferência de renda;
  • Trabalhadores assalariados;

Que cursos posso fazer?

Como você pôde conferir, a oferta de curso pode depender diretamente da região em que você mora, mas as opções pode ser diversas. Veja abaixo alguns cursos para os quais você pode se inscrever:

  • Assistente Administrativo;
  • Assistente de Contabilidade;
  • Assistente de Controle de Qualidade;
  • Assistente de Costura;
  • Assistente de Crédito e Cobrança;
  • Assistente de Faturamento;
  • Assistente de Logística;
  • Assistente de Manutenção em Aeronaves;
  • Assistente de Operação de Logística Portuária.
Continue Reading

Saiba mais sobre as bolsas do programa Educa Mais Brasil

O programa Educa Mais Brasil pertence ao Instituto Educar e há 11 anos vem desempenhando um papel fundamental na inclusão educacional do país.

Ele permite que estudantes que não tem condições de pagar uma mensalidade integralmente possam ter acesso a instituições particulares de ensino através de bolsas de estudo parciais que oferecem até 70% de desconto.

Com inscrições gratuitas e mais de 150 mil bolsas disponíveis, o Educa Mais Brasil já beneficiou mais de 300 mil alunos desde sua criação.

O programa Educa Mais Brasil abrange diversos estados brasileiros e centenas de municípios, fazendo com que milhares de pessoas possam ter acesso à uma qualidade de ensino que não teriam normalmente por não poderem arcar com os custos.

EDUCA MAIS BRASIL 2022: BOLSAS

Se você não tem condições de pagar a mensalidade de um curso superior ou de um curso de idiomas, por exemplo, o Educa Mais Brasil é o programa ideal para você dar um novo rumo para sua carreira.

O programa oferece bolsas de estudo de até 70% de desconto em diversas modalidades:

  • Graduação
  • Pós-graduação
  • Ensino Básico
  • Cursos Técnicos
  • Cursos de Idiomas
  • Cursos Profissionalizantes
  • Preparatório para Concursos

EDUCA MAIS BRASIL 2022: INSCRIÇÕES

As inscrições para o programa Educa Mais Brasil são gratuitas e podem ser feitas através da Página do Participante Educa Mais Brasil. Funciona da seguinte forma:

  1. Primeiro, o interessado acessa o site indicado e encontra o curso de seu interesse.
  2. Em seguida, faz um breve cadastro e preenche sua ficha de inscrição.
  3. Então, essa ficha será armazenada e posteriormente analisada por uma Comissão Avaliadora que irá julgar se o interessado está apto ou não a receber a bolsa de estudo.
  4. Por fim, o interessado será contatado pelo programa Educa Mais Brasil para ser instruído sobre o benefício e a formalização do mesmo.

Você quer estudar e não tem como pagar a mensalidade? Faça como milhares de alunos. Acesse o site www.educamaisbrasil.com.br, encontre uma bolsa de estudos de até 70% e mude a história de sua vida.

EDUCA MAIS BRASIL 2022: INFORMAÇÕES ADICIONAIS

Vamos conferir mais algumas informações valiosas sobre o programa Educa Mais Brasil:

  • Qualquer pessoa que tenha dificuldade de pagar uma mensalidade integral e tenha vontade de ingressar em um curso pode se inscrever para conseguir a bolsa. Os critérios de julgamento para concessão do benefício não são divulgados detalhadamente, mas sabe-se que critérios socioeconômicos tem grande peso na avaliação. A inscrição será analisada por uma Comissão Avaliadora muito competente e justa.
  • Caso o interessado seja aprovado, ele irá pagar uma taxa de adesão ao programa Educa Mais Brasil no momento da concessão do benefício. Além disso, ele também irá pagar uma taxa de renovação a cada 6 meses. Esses valores constam no contrato do programa Educa Mais Brasil e serão fornecidos no ato da matrícula.
  • O aluno não precisará pagar mais nada além das taxas mencionadas e além do valor da própria mensalidade. Após concluir o curso, não estará devendo nada para a Instituição de ensino e nem para o programa Educa Mais Brasil.
  • Se, porventura, o aluno trancar a matrícula, automaticamente perderá a bolsa. Nesse caso, se tiver interesse em reativá-la, deverá entrar em contato com o Educa Mais Brasil para verificar a possibilidade de reativação.
Continue Reading

SENAC Rio abre vagas para ensino médio e superior

O SENAC Rio de Janeiro abriu recentemente novas vagas de emprego para quem possuir nível superior ou médio de ensino completo para diversos tipos de vagas diferentes no mercado de trabalho. As inscrições para as vagas no SENAC Rio de Janeiro já estão abertas e vão até o fim do mês de dezembro.

Continue lendo e saiba mais sobre as vagas de emprego abertas pelo SENAC RJ!

SENAC 2022

Sendo o Serviço Nacional de Aprendizagem um dos principais centros de treinamento de profissionais do país, é esperado que anualmente milhares de pessoas tenham sua graduação feita pela instituição.

Desse modo, todos os anos estudantes se candidatam para todos os cursos técnicos SENAC 2022. Assim, isso ocorre, pois, o SENAC RJ possui grande renome nacional.

Ou seja, os alunos desta instituição têm bom nome no mercado de trabalho, o que faz com que mais estudantes se candidatem às vagas dos cursos SENAC 2022 todos os anos.

Mas, todos os cursos possuem um valor a ser pago pelos estudantes como mensalidade. Mas, existem muitos cursos no SENAC 2022 dos quais os estudantes ficam isentos de mensalidades graças ao programa SENAC PSG 2022.

Além disso, constantemente, o SENAC está em busca de novos profissionais para cargo de professores. Assim, podendo passar maiores conhecimentos aos seus alunos.

SENAC Rio de Janeiro

Nesta segunda semana de novembro, o SENAC Rio 2022 abriu seleção para contratação de novos profissionais. As vagas em especifico são para as suas unidades no Rio de Janeiro.

A grande concentração destas vagas de emprego fica na capital de Porto Alegre. Porém, muitas ofertas de emprego se encontram nas cidades da região metropolitana do estado.

Porém, para ser possível realizar as SENAC inscrições 2022 para as vagas, é preciso checar todas as exigências cobradas pelo SENAC RJ 2022.

Para isso, confira abaixo a lista de vagas e exigências para cada função:

Orientador para o curso de Gastronomia

Vaga definida para a faculdade de Porto Alegre (FSPOA). Para poder concorrer a vaga, é preciso possuir o Ensino Médio completo e conhecimento de técnicas na cozinha, garde-manger e confeitaria.

Além, de ter conhecimentos em plataformas como o Word, Excel e PowerPoint.

  • Vaga: Orientador de Educação Profissional B para a área de Gastronomia;
  • Candidatura: pelo site do Senac RJ até preenchimento da vaga.

Vaga para Pedagogo

Vaga destinada para o município de Carazinho. Todos os candidatos devem ter Ensino Superior em pedagogia. É preciso ter experiência na área e disponibilidade para trabalhar no período diurno.

  • Vaga: Pedagogo I;
  • Candidatura: Através do site do Senac RJ até preenchimento da vaga.

Professores de Ensino Médio no SENAC

Vaga definida para a cidade de Caxias do Sul, sendo necessário o candidato ser formado em Licenciatura, tendo preferência aqueles que possuírem Pós-graduação na área.

O local de trabalho será no Núcleo de Educação Profissional (NEP) do município.

  • Vaga: Professor de Ensino Médio para as áreas de Matemática, História, Sociologia, Geografia, Química, Biologia, Física e Letras (habilitação inglês/literatura);
  • Candidatura: somente através pelo site do Senac RJ até preenchimento total das vagas.

Ainda não foram liberadas pelo SENAC Rio de Janeiro nenhuma faixa salarial. Desse modo, somente ao se candidatar no site do SENAC RJ, é que o interessado poderá ter maiores informações sobre remuneração e benefícios extras.

Dessa forma, basta acessar o site do SENAC RJ 2022 na aba “Trabalhe conosco“.

Continue Reading

Prouni inicia prazo para candidatos apresentarem documentos

Em um sentido geral, uma lista de espera é uma lista que mantém pessoas que não atingiram determinado objetivo para frequentarem um local. No caso da lista de espera do ProUni 2022, a ideia não é muito diferente.

Após abertas as inscrições do ProUni, uma quantidade grande de candidatos busca sua vaga em uma universidade pública, mas apenas alguns são selecionados. Enquanto acontece a conferência dos documentos dos selecionados confirmando que eles preenchem os pré-requisitos necessários para obter a bolsa oferecida os alunos com pontuações abaixo dele esperam.

Essa espera acontece na lista de espera ProUni. Caso os alunos em cima na lista não cumpram os pré-requisitos, eles ainda podem ser selecionados. Saiba mais sobre o ProUni 2022.

Lista de Espera do Prouni 2022

Conforme dito, a lista de espera ProUni é uma lista disponibilizada pelo Programa Universidade Para Todos que pede que os alunos aguardem a conferência de alunos selecionados para obter uma das bolsas antes deles.

O Programa seleciona, duas vezes por ano e em universidades parceiras do programa, alunos que não podem pagar por uma vaga em um de seus cursos.

Isso acontece desde 2004, ano de implementação do programa. Desde então, milhões de alunos tentaram suas vagas, alguns obtendo sucesso e alguns tentando novamente no semestre seguinte. Tanto a lista de espera do ProUni quanto a vaga propriamente dita na universidade dependem da realização do Enem – Exame Nacional do Ensino Médio.

Ao realizar o Enem, o aluno deve obter uma pontuação de no mínimo 450 pontos nas questões escritas e mais de 0 na redação. É preciso realizar, também, o Enem do ano anterior. Por exemplo, quem deseja se inscrever no ProUni 2022 deve ter realizado o Enem 2018 obrigatoriamente.

Requisitos para Lista de Espera do Prouni 2022

Pode participar da lista de espera ProUni alunos ou professores que cumpram alguns requisitos. Como:

  1. Para concorrer a bolsas de 100% você deve ter renda familiar de até um salário e meio mínimo.
  2. As bolsas parciais, de 50%, destinam-se a candidatos com renda familiar por pessoa de até três salários mínimos.
  3. Na seleção, conforme dito é usado a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Você deve ter atingido um mínimo de 450 pontos na média de cinco notas do exame e pelo menos uma nota mínima por escrito.
  4. O candidato também deve ter frequentado qualquer escola na rede pública de educação ou, no caso de escolas particulares, ter tido bolsa integral.
  5. Os professores da rede pública que desejam frequentar a universidade pública, não precisam se enquadrar nos critérios de rendimento, desde que estejam a atuar ainda na sala de aula e sejam funcionários permanentes da escola.

Inscrições Lista de Espera do Prouni 2022

Para se inscrever na lista de espera ProUni é preciso primeiro estar inscrito para concorrer às vagas de bolsa. Caso você não esteja entre os selecionados em primeira instância, você irá imediatamente para a lista de espera.

Acompanhe os passos a seguir e saiba como realizar a sua inscrição. Confira!!

  • Passo 1 – Para se inscrever nas vagas do ProUni é preciso cumprir os requisitos acima e entrar no site do ProUni (http://siteprouni.mec.gov.br/) na data divulgada para inscrições.
  • Passo 2 – Entrando no site, deve-se clicar em “Fazer inscrição” e preencher os dados pessoais pedidos, confirmando até o fim se a inscrição foi realmente feita.
  • Passo 3 – Após isso, é só esperar o período de divulgações, que também será divulgado previamente pelo ProUni através de diversas plataformas online.
  • Passo 4 – É interessante também ficar atento às redes sociais do ProUni, como sua página do Facebook, uma vez que por lá serão divulgadas todas as notícias referentes ao assunto e mais vezes ao dia.

Resultado Lista de Espera do Prouni 2022

Se você está na lista de espera do ProUni, deve esperar que um dos candidatos convocados não tenha cumprido aos requisitos previamente selecionados para o ProUni.

Se sua nota no ProUni for próxima aos dos convocados, existe uma chance de que você ainda entre. Assim sendo, confira a data divulgada pelo ProUni em que a chamada será feita – caso seja – e aguarde para saber se seu nome estará na lista.

Caso esteja, você passará pelo mesmo método de conferição dos candidato anterior. Será preciso que você leve até a instituição em que deseja estudar alguns documentos que estão listado no site do ProUni 2022.

Esses documentos incluem: comprovante de renda do aluno e de sua família, identificação do aluno e dos membros de sua família e comprovante de residência.

Prouni Remanescente

Quando pensamos que o processo do Prouni já chegou ao fim, surgem as bolsas remanescentes, que são mais uma oportunidade, após a lista de espera, para que os candidatos possam ter acesso à educação superior.

As bolsas remanescentes são aquelas que não foram ocupadas nas chamadas regulares do Prouni (primeira, segunda e lista de espera), e por alguma razão, sobraram.

Para o Ministério da Educação (MEC) é importante que todas as vagas sejam preenchidas e por isso oferece mais essa oportunidade. Os candidatos que não conseguiram conquistar uma vaga nas chamadas regulares precisam ficar bem atentos, pois as inscrições para as bolsas remanescentes abrem sem aviso prévio, normalmente, meses depois do processo regular do Prouni. É preciso estar sempre conferindo o cronograma do MEC

O MEC faz uma espécie de processo seletivo paralelo a fim de ter todas as vagas ocupadas. As exigências para participar e as notas de corte não são tão altas como nos processos anteriores, ou seja, o candidato passa por uma seleção mais tranquila. Mas é bom citar que o número de vagas é pequeno.

Veja abaixo o que é necessário para concorrer a uma bolsa remanescente:

  • Ter feito qualquer edição do Enem partir de 2010 e obtido pelo menos 450 pontos na média das provas e nota acima de zero na redação;
  • Apresentar renda familiar bruta mensal de no máximo 3 salários mínimos per capita;
  • Ter feito todo o ensino médio em escola da rede pública ou em escola da rede particular na condição de bolsista integral.

Para disputar a bolsa remanescente é bem simples, tudo é feito pela internet. Basta que o candidato acesse a página do Prouni, informe seu CPF e data de nascimento. Os dados servem para que o sistema verifique se o candidato já fez algum Enem e se tem a pontuação mínima exigida.

Se você fizer a inscrição, comparecer no prazo estabelecido e atender aos requisitos, ganha a bolsa. Então, não perca a esperança de fazer um curso superior em uma grande instituição de ensino do país. Com o Prouni você consegue!

Agora que você sabe tudo sobre a lista de espera ProUni, inscreva-se sem medo e com certeza que, mesmo se não passar de primeira, ainda existem chances para você!

Além disso, a lista de espera do ProUni 2022 é disponibilizada duas vezes por ano, em seu fim e em seu começo. Dê início à sua jornada profissional com sucesso! Boa sorte!

Continue Reading

Vagas de Pós-Graduação com Bolsa de Estudos: Como Conseguir?

Os cursos de pós-graduação são cada dia mais procurados, pois o mercado de trabalho tem exigido cada vez mais mão-de-obra qualificada. Entre os cursos de pós-graduação que atualmente tem mais procura no Brasil encontramos os MBA, com inscrições abertas para candidatos do Educa Mais Brasil 2021.

Com sua sigla em inglês, MBA significa Master in Business Administration, ou seja, Mestre em Administração de Negócios. As inscrições para curso de MBA estão disponíveis pelo portal do Aluno Educa Mais, basta fazer a sua inscrição. São cursos que formam executivos nas diversas áreas dentro da administração como RH, finanças, contabilidade e marketing, existindo ainda para as áreas de economia, saúde, informática e outras que criaram o MBA para qualificar seus profissionais.

Esses cursos no Brasil são considerados pós-graduações lato sensu, o que muitas vezes não dá diploma, mas apenas um certificado. Porém, mesmo não tendo valor de mestrado ou doutorado, os cursos do Educa Mais Brasil 2021 são cada vez mais procurados, pois além de darem ao profissional uma nova visão de mundo, os cursos proporcionam interação, influência e status, fatores que abrem as portas do mercado de trabalho, tendo em vista que a maioria das vagas neles existentes são preenchidas através de indicação, esses cursos são uma fonte de contatos onde estudam juntos alunos de diversas posições sociais, diversas experiências e com diferentes ciclos de amizades e contatos profissionais.

Os cursos de MBA mais procurados são os referentes à área de administração, que dão ao profissional uma noção geral de empresa e de como lidar com seus mais diversos setores, ensinando ainda a adquirir postura de liderança e a formular estratégias para resolver os problemas ou criar situações favoráveis ao seu negócio. Para se inscrever no Educa Mais para MBA, é necessário ter curso superior completo.

Esse tipo de curso tende a crescer ainda mais no país, pois o mercado necessita de profissionais com uma mente criativa, postura de líder e praticidade para exercer suas funções, profissionais que tenham a visão do mundo capitalista como ele é hoje e saibam agir a favor do lucro e outros resultados vantajosos para a empresa onde trabalha.

Favorecendo a entrada no mercado de trabalho e ampliando os conhecimentos os cursos de MBA são perfeitos para quem procura aumentar as chances de emprego, fazer novos ciclos de amizades e novos contatos profissionais e adquirir sabedoria.

Continue Reading

Saiba qual melhor forma de ter acesso aos seus benefícios sociais

A melhor forma de ter acesso aos seus benefícios é sabendo os detalhes do programa! Saber os dias exatos para saque PIS 2021 é o caminho ideal para obter seu 14° salário. Confira agora as datas presentes no calendário PIS 2021:

Nascido em ​Recebem a partir de ​Crédito em conta
​Julho ​27/07/2018 ​​25/07/2018​
​Agosto ​17/08/2018 ​​15/08/2018
​Setembro ​14/09/2018 ​​12/09/2018
​Outubro ​19/10/2018 ​​17/10/2018
​Novembro ​17/11/2018 ​14/11/2018
​Dezembro ​14/12/2018 ​​12/12/2018
​Janeiro ​​
​​18/0​1/2021
 

16/01/2021

​Fevereiro
​Março  

​​22/02/2021

​ ​
​​20/02/2021
​Abril
​Maio  

​​15/03/2021

 

13/03/2021

​​Junho

✱ Lembrando que caso aja mudanças no calendário do PIS 2021, iremos atualizar todas as informações para lhe manter por dentro!

Atenção: Você ainda poderá consultar os valores ou datas de pagamentos pela internet clicando aqui!

  • Insira o seu número NIS (PIS/PASEP);
  • Insira senha internet;
  • Clique na opção “não sou um robô”;
  • Clique em “OK”

Mas, se você ainda não tiver uma senha cadastrada, insira o seu NIS e clique na opção “Cadastrar senha”. E se você não sabe o número do PIS, clique no link.

Como sacar PIS 2021?

Agora que você já conferiu as datas do calendário PIS 2021, para ter acesso ao abono é preciso saber o passo a passo para realizar o seu saque.

Para facilitar ainda mais a sua vida, criamos um tutorial! Confira agora como sacar o seu PIS:

Observe o calendário de pagamento PIS 2021

Consulte o calendário de pagamento do Abono e dos Rendimentos do PIS e verifique a data de recebimento pois ela varia de acordo com o mês do seu aniversário;

Separe a documentação necessária para realizar o saque

Os documentos que precisam estar lhe acompanhando no dia da retirada do PIS 2021, confira quais são:

  • Cartão Cidadão;
  • Cartão da Conta Caixa.

Mas, se você precisar falar com alguma atendente, basta ter em mãos os seguintes documentos:

  • RG;
  • Carteira de Trabalho;
  • CNH.

Aprenda a consultar o saldo PIS 2021:

Ah, mas lembre-se das suas datas no calendário do PIS 2021.

Não recebi o meu PIS 2021, o que fazer?

Normalmente existem 3 problemas básicos na hora de realizar o saque PIS 2021, dificultando o processo para o trabalhador. Confira agora quais são:

  • Rais não informada;
  • Erro de digitação;
  • 13° salário.

Veja agora quais são as soluções para cada problema:

  • Rais não informada: muitas empresas simplesmente não informam os dados do empregado na RAIS. Para resolver esse problema é necessário procure a empresa e peça para ela enviar uma RAIS retificadora. A empresa vai enviar uma RAIS com a inclusão de seus dados e assim receberá o PIS.

➜ Clique aqui e consulte o seu RAIS!

  • Erro de digitação: Em alguns casos, houve algum erro no preenchimento da RAIS. Sendo assim um problema está ligado a outro. Confira o seu cadastro e veja se as informações foram colocadas corretamente.
  • 13° salário: Há um erro comum quanto à inclusão do 13° salário como remuneração mensal. De acordo com o Manual da RAIS, onde lista detalhadamente quais os valores que devem e não devem ser informados como remuneração mensal, o 13° salário não deve ser informado como remuneração mensal.

 

Continue Reading

Dicas de Segurança para quem vai fazer viagens longas de Moto

Estar sobre duas rodas pode ser bem prático e dar uma grande sensação de liberdade para o motorista, mas quando estamos falando de viagem com a moto existem alguns cuidados indispensáveis.

Está planejando viajar de moto? Então você precisa estar atento a alguns cuidados muito importantes para que tudo corra bem. Veja as dicas a seguir e entenda:

Garanta que está pilotando um modelo de viagem

Muita gente não sabe, mas existe um modelo de moto específico para cada tipo de quilometragem e terreno. As Trails, por exemplo, são modelos mais recomendados para quem vai percorrer longas distâncias em estradas. Veja exemplos dos lançamentos de motos 2021 e fique por dentro.

Confira também a nova Honda CB 300 2021. Caso você não tenha um modelo indicado para viajar longas distâncias de moto, a dica é você estar mais preparado para imprevisto que podem acontecer durante o percurso.

Realize a manutenção da motocicleta

Um outro cuidado muito importante que qualquer veículo tem que ter ao pegar a estrada é em relação a manutenção do mesmo. Portanto, antes de começar o seu trajeto, leve a sua moto para que um especialista de confiança possa fazer uma avaliação geral.

É interessante verificar os pneus, assim como calibrá-los. O motor e os freios precisam estar funcionado de maneira regular, pois esse é o ponto base da sua segurança.

Use as setas

A estrada acaba proporcionado para o motorista a sensação de maior liberdade e de que as regras de trânsito ficam mais frouxas, porém é válido ressaltar que essa é uma falsa sensação. De acordo com relatos de motoristas que se envolveram em acidentes de trânsito, a maior causa é não ter visto a manobra do motorista próximo.

Portanto, use as setas da mesma forma e lembre-se também de estar com as lanternas ligadas. É importante sinalizar para que os outros condutores vejam você e o seu veículo e assim, diminuir as chances de acidente no trânsito.

Esteja usando equipamento adequado

Quando falamos de equipamento adequado para pilotar uma motocicleta, você deve pensar diretamente no uso do capacete. Bem, é claro que o capacete é a medida mais importante para a sua segurança, mas existem outros recursos que auxiliam na sua proteção, como roupas compostas, que cobrem o máximo da sua pele em caso de acidente.

As luvas para pilotar também são interessantes, já que você irá permanecer nos controles por um longo período e suas mãos podem ficar úmidas, atrapalhando a condução da motocicleta.

Continue Reading

MTE é responsável pela solicitação de benefício social dos brasileiros

O trabalhador ao ser dispensado de sua função sem justa causa, ou em período de defeso, destinado ao pescador artesanal que fica impedido de sua função devido a preservação da espécie, pode requerer o  benefício do seguro desemprego junto aos postos de atendimento credenciados pelo Ministério do Trabalho e Emprego, que pode ser o SINE, SRTE, Ministério do Trabalho ou outro tipo de posto de atendimento de acordo com a localidade do trabalhador.

Requerimento do Seguro Desemprego

O trabalhador deve estar ciente dos critérios que deve preencher para poder solicitar o benefício do seguro desemprego, os critérios variam de acordo com a modalidade empregatícia, assim como os valores, prazos e documentação, também variam de acordo com a complexidade da modalidade.

O trabalhador recebe de seu empregador um formulário preenchido com as informações referentes a empresa, ao funcionário e seu tempo de permanência na função, assim como valor de salário e eventuais benefícios recebidos ou não. Este formulário deve ser encaminhado juntamente com os documentos de identificação para os postos de atendimento, para que seja dada a entrada na solicitação de benefício.

Documentação

O trabalhador deve possuir um documento original com foto, podendo ser a carteira de identidade, de habilitação ou certificado reservista, assim como a certidão de nascimento ou protocolos de requerimento de quaisquer destes documentos também são aceitos no momento do requerimento.

Os demais documentos passam a ser de acordo com a modalidade empregatícia, sendo listados como:

  • Comprovante de Pessoa Física (CPF) e extratos comprobatórios de depósito no FGTS ou documentos do levantamento dos depósitos;
  • O termo de rescisão do contrato de trabalho homologado;
  • Documento de comunicação de dispensa e requerimento do seguro desemprego para o trabalhador formal;
  • Documento de requerimento de seguro desemprego destinado ao pescador artesanal;
  • Comunicado de dispensa e documento de requerimento do seguro de desemprego no caso do empregado doméstico;
  • Cartão de inscrição do PIS/PASEP;
  • Carteira profissional da categoria ou carteira de trabalho oficial;
  • Comprovantes de venda de mercadoria a pessoa jurídica ou cooperativa.
Continue Reading

6 Dicas para se preparar para provas longas

Realizar uma prova é sempre um motivo para ansiedade e preocupações. Mas quando essa prova pode decidir sobre a sua formação profissional, início de carreira e conclusão de uma etapa educacional, o nervosismo aumenta. Para amenizar a apreensão antes da realização de exames nesse grau de dificuldade, e normalmente com um grande número de questões, existem algumas dicas que podem ajudar.

Cronograma de estudos

Uma boa forma de se preparar para provas longas é se programar e criar um cronograma de estudos. Para o Encceja 2021, por exemplo, o site oficial permite que seja impressa provas anteriores, e indica quais conteúdos devem fazer parte da prova daquele ano.

O candidato pode refazer as provas dos anos anteriores dentro do tempo limite, e assim calcular quanto tempo demora para realizar o exame.

Além disso, saber quais conteúdos farão parte do vestibular pode te ajudar no cronograma de estudos. Priorizando as matérias que tem mais dificuldade, e procurando ajuda para solucionar aqueles problemas que não consegue resolver sozinho.

Provas e vestibulares longos

O governo federal junto com o Ministério da Educação (MEC), e o INEP, vem produzindo provas e vestibulares com o objetivo de inserir jovens e adultos no ensino superior. Ou, como no caso da prova do Encceja 2021, possibilitar a emissão de certificado de conclusão do ensino médio

Dentro da lista dos vestibulares com maior tempo de duração, produzidos ou não pelo governo, estão:

  • ENEM – quatro provas objetivas com 45 questões cada. Além de uma redação;
  • Encceja – quatro provas objetivas com 30 questões cada. E uma redação;
  • Fuvest – na primeira fase são 90 questões objetivas. Na segunda fase 16 questões dissertativas.

Como se preparar para fazer provas longas

Além do nervosismo que precisa ser controlado, outras dicas podem ajudar os candidatos a realizar provas com bastante tempo de duração.

Como foi dito, treinar para cumprir com o horário estipulado é uma boa forma de se antecipar. Mas, essa preparação vai muito além do tempo exigido, e sim de como esse candidato se comporta psicologicamente.

Veja algumas dicas:

  • Leve água e um lanche leve;
  • Um dia antes da prova descanse o seu corpo e sua mente;
  • Não adianta insistir em uma questão que não sabe, se verificar que realmente não tem a resposta, pule para a próxima;
  • Leve mais de um lápis e caneta, para evitar imprevistos;
  • Relaxe e se concentre naquele momento, evitando crises de ansiedade.
Continue Reading

Conheça os impostos que devem ser pagos anualmente

Passados os gastos com as festas de fim de ano, o consumidor inicia o novo ano com uma série de obrigações, como a compra de materiais escolares, o pagamento de seguros e o pagamento dos tributos IPTU e IPVA. Diante de tantas obrigações, é natural que o volume de despesas em janeiro e fevereiro seja maior, o que exige do consumidor o gerenciamento das dívidas para não entrar no vermelho. Assim, para organizar melhor suas contas, a primeira coisa a se fazer é listar todas as despesas fixas ou ocasionais e avaliar quais são prioritárias e a ordem de vencimento de cada uma.

Mas diante de tantos compromissos, surge sempre aquela dúvida: pagar os impostos à vista ou realizar o parcelamento do licenciamento RN?

Diante de tal pergunta, deparamos um fato: não existe fórmula mágica para evitar o aperto no bolso. No entanto, a decisão de sair do vermelho ou se manter no azul depende do planejamento das contas domésticas e da disciplina em conter gastos supérfluos.

A primeira questão a ser avaliada diante da dúvida sobre pagar o licenciamento alagoas à vista ou parcelado é saber se o desconto obtido no pagamento das contas à vista é maior do que o valor que esse dinheiro renderia caso estivesse em alguma aplicação financeira. No entanto, outras situações também devem ser avaliadas. Se o consumidor fez reserva de seus rendimentos e possui o dinheiro, obviamente terá vantagem em pagar os compromissos à vista, aproveitando assim os descontos oferecidos.

Caso o consumidor possua o dinheiro, mas ele esteja aplicado em modalidades como o CDB ou outros fundos, torna-se necessário realizar cálculos para avaliar se o desconto do pagamento à vista valerá a pena.

Já para o caso dos consumidores que não possuem dinheiro guardado ou que não tenham o valor total para pagar à vista seus impostos, torna-se necessário maior planejamento financeiro. Neste caso, como não possui dinheiro para tal finalidade, o consumidor, obviamente, pagará seus impostos a prazo, portanto, as parcelas deverão entrar no orçamento mensal. O consumidor também deverá ficar atento ao vencimento das parcelas, tendo em vista que o atraso incorrerá no pagamento de juros.

Como podemos observar, a melhor opção é aquela que atende melhor a realidade financeira em que se encontra o consumidor. Porém, a dica para fugir do aperto é: nos próximos anos, separe um determinado valor todos os meses para ter condições de pagar o licenciamento Sergipe à vista no início do ano. Com o dinheiro separado ao longo do ano para essa finalidade, o consumidor não terá preocupações e nem dores de cabeça com os impostos.

Continue Reading